Flux-OJB

O Observatório da Justiça Brasileira (OJB) é um projeto desenvolvido para traçar um panorama da Justiça no Brasil sobre diferentes aspectos da justiça como os atores envolvidos, a distribuição da justiça de acordo com características sociais como PIB e IDH e uma cartografia da justiça brasileira, entre outros.

No Brasil, apesar dos esforços que vêm sendo feitos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse levantamento ainda é bastante limitado, o que acaba gerando um déficit analítico para a visibilidade sociológica. O estudo realizado pelo OJB visa contribuir para essa dinâmica determinando a distribuição e a localização das estruturas administrativas da justiça e relacionando as mesmas com algumas variáveis que organizam a populaçãoe seus conflitos.

O objetivo inicial do OJB foi portanto levantar um conjunto de dados empíricos, em seis Estados da federação, referentes à organização e aos usuários do sistema formal de justiça, para que esses dados possam, posteriormente, ajudar a refletir sobre toda a dinâmica referente ao próprio conceito de sistema de justiça.

O volume de dados coletados é significativo e o gerenciamento e análise destes dados é um problema complexo. Atualmente ele é feito de forma semi-automática com o auxílio de arquivos e planilhas eletrônicas e sem a utilização de estruturas de mineração de dados avançadas.

Para suprir essa necessidade por uma automação na análise, gerencia e mineração dos dados o LUAR criou o sistema Flux-OJB. Este sistema computacional é desenvolvido em Java e utiliza o SGBD MySQL como banco de dados para armazenamento dos dados do OJB e utiliza técnicas de mineração de dados para análise e classificação dos mesmos. O sistema desenvolvido tem uma interface web de fácil utilização e auxiliará sobremaneira o trabalho realizado pelo OJB pois tornará possível centralizar os mais diversos dados acerca do sistema de justiça no Brasil e traçar um panorama ainda mais rico sobre a dinâmica de organização e funcionamento da justiça no Brasil.

Flux-OJB

Páginda do OJB